A fotografia para o e-commerce

A fotografia nos dias de hoje é muito importante para que um e-commerce tenha sucesso.

Afinal de contas, os usuários tendem a ser bombardeados com diversas informações acessadas pela internet.

Isso inclui como:

– Títulos;

– Detalhes;

– Cores;

– Imagens;

Dentro do e-commerce todas as estratégias são bem-vindas. Quando você alinha diversas ações ao seu público-alvo você começa a agregar mais valor.

O Marketing Digital tem também como parte de sua estratégia as fotografias, que ao colocá-la lado a lado a uma boa descrição de conteúdo e um bom título, as lojas virtuais tendem a crescer.

Mas a pergunta que fica é:

  • Como definir quais imagens utilizar?
  • Fotos próprias ou feitas por terceiro?

Antes de você decidir se quer fazer suas próprias fotos ou pedir para alguém fazer, você irá ter de colocar na balança, o custo benefício. O fotografo que você escolher irá acarretar em mais investimentos para a sua loja, mas poderá também trazer novas experiências para a sua empresa. Você pode, também, desenvolver as suas próprias imagens, mas você terá de fazer um pouco mais de pesquisa e ter mais tempo para que você passe a ter maior segurança e conhecimento no que pretende fazer.

Por isso, se atende a essas dicas:

– Tente utilizar câmeras de alta qualidade, afinal de contas, uma boa câmera lhe leva para uma foto de qualidade.

– Lembre-se que o cliente não terá acesso ao seu produto antes de comprá-lo, então, para convencê-lo, o fazer através de imagens, tente tirar fotos de diversos ângulos.

– Se o seu produto tem detalhes que precisam ser ressaltados, se atente a eles e claro, sempre fundo branco para dar credibilidade.

– Uma boa iluminação pode ser o diferencial para a sua fotografia. Normalmente elas ficam em três pontos de apoio para que todas as partes do produto ganhem destaque.

– Descrição da imagem: se você já estudou sobre o Marketing Digital, então você já ouviu que o que vai escrito na imagem precisa ser muito bem definida, não é?

(caso necessite de um orçamento fale conosco)

Pois bem…

Os buscadores, tentem a dar mais atenção a descrições que utilizam palavras-chave relevantes e um conteúdo bem escrito. Sempre levando em consideração o que a imagem representa e levantando as características e diferenciais do seu produto.

É claro que somente isso não basta, você irá precisar investir em outras formas de Marketing, mas essas é certamente uma ótima ferramenta para aumentar as visitas da sua loja, através da fotografia.


OUTRAS DICAS IMPORTANTES:

– Faça imagens com still com preenchimento:

Hoje em dia existem diversas tecnologias para obter o melhor resultado de uma imagem still e que tenha preenchimento. Esse tipo de imagem ajuda com que o volume do produto e a forma seja preservada. Essas imagens foram consideradas como padrão pelos melhores e-commerce no mundo.

Pesquisas comprovam que a maior parte dos consumidores compram muitas vezes pela foto atraente e não pelo produto. As imagens conseguem atrair o produto e despertar o maior desejo da compra.

O Still conseguiu cumprir o seu papel por ser mais nítida e mostrar maiores detalhes do produto. Essas imagens também oferecem alta performance nas imagens sequenciais em modelos definidos após uma boa exibição do still.

– Defina um padrão:

As empresas sempre trabalham para formular a melhor estratégia que seja positivo para a sua marca, alinhando assim muitos meios de comunicação.

Sabemos que com um e-commerce isso não pode ser diferente.

É importante que você defina um padrão para a sua empresa, isso irá manter a sensação de que a sua marca é de fato muito organizada e está extremamente atenta aos detalhes.

Tente evitar problemas… No ramo do e-commerce muitos clientes reclamam que normalmente os produtos que estão expostos na loja virtual, está totalmente diferente do que é apresentado pelo produto quando recebido em casa.

Uma vez que as cores e os tons das imagens não estão corretos, o consumidor pode estar decidido a se confundir. Isso irá lhe gerar uma grande dor de cabeça para você, pois o cliente poderá querer trocar após a compra.

Uma pesquisa recente comprovou que cerca de 15% das trocas que ocorrem no e-commerce, está relacionada as diferenças de cores do produto e da imagem.


CONCLUSÃO

Depois desse post ficou ainda mais claro a importância das imagens em e-commerce, não é mesmo?

Se você ainda ficou com alguma dúvida depois de ler esse post, por favor, deixe sua mensagem no espaço dos comentários para que eu possa lhe ajudar.