Comprar ou produzir uma foto?

A fotografia é muito importante dentro de uma propaganda, afinal ela vai representar um produto, um serviço, etc. A foto bem feita vai remeter ao cliente que a empresa cuida de tudo nos mínimos detalhes, além de causar uma boa impressão visual, que em alguns casos podem remeter à compra do produto.

Para quem trabalha com marketing digital em blogs, ou sites pessoais, por exemplo, a fotografia também é importante, afinal, seu produto é você! E a qualidade da foto aqui também é importante para fidelizar leitores e atrair novos.

Há também páginas de receitinhas, dicas de beleza, moda, produtos diversos entre outros, que não usam da sua imagem pessoal, mas usam da fotografia profissional para passar as mensagens ao seus leitores.

Seja nesses casos ou em campanhas de marketing sempre vêm algumas dúvidas:

1. “comprar ou produzir uma foto’’?

2. O que dá mais trabalho?

3. Mas o que dá menos trabalho serve para mim?

4. Essa fotografia vai ter o efeito esperado para o meu público?


Pensando nessas questões, trouxemos o artigo de hoje para vocês!

Vamos entender melhor no que consiste comprar e produzir uma foto, quais vantagens cada uma tem, e como você pode fazer a melhor escolha para atender a necessidade da sua página pessoal ou empresarial.


Produzir uma foto

Na hora de produzir uma foto é importante ressaltar de cara um aspecto, o seu orçamento! Isso porque para a produção de uma foto é necessário fotógrafos, estúdios e todas essas coisas. (caso necessite de um orçamento fale conosco). Tem a questão da deslocação, se o modelo não for você encontrar o modelo ideal (que pode ser pago, ou fazer permuta em troca das fotos), enfim, tem vários detalhes que precisam ser ajustados, mas uma coisa é certa, produzir uma foto é bem melhor do que comprar uma foto! Pois ela é sua e exclusivamente sua!

Mas mesmo com tais investimentos que pode ser um pouco mais alto a produção de fotos pode trazer algumas vantagens, como:

  • Você pode produzir com exatidão o que precisa, pensando nas poses, posição, cores, enfim, você pode literalmente criar todos os elementos que precisa na sua foto;
  • A sua imagem é exclusiva, outras pessoas não vão usar em outros sites, ou lugares sem a sua autorização;
  • Você consegue retratar fielmente seu produto / serviço;
  • Você pode escolher modelos que representem a marca da sua empresa, ou seja, pode escolher pessoas que tenham alguma relação com seu público alvo para passar a ideia de identidade;
  • Você pode fazer a criação de um story line;
  • As imagens sempre terão alta resolução;
  • Você pode escolher o tamanho do arquivo;
  • As imagens têm um tratamento gráfico que pode deixar o trabalho final excelente e te fazer ter lindas imagens.

Desvantagens:

No caso da produção de fotos as desvantagens são:

  • Orçamento: Se o dinheiro está meio apertado pode ser complicado, isso porque bons fotógrafos não costumam cobrar barato, e não ter cuidado na hora de escolher um fotografo pode te fazer gastar dinheiro e ainda não ter o resultado esperado;
  • Trabalho: Com certeza uma das desvantagens é o tempo da produção de fotos, ela com certeza dá muito mais trabalho, necessita de deslocação, tempo em estúdio, escolha das fotografias, prazo para a entrega final, e etc.

Comprar uma foto

Como o próprio nome já remete comprar uma foto não tem muito segredo, você seleciona o que quer comprar (pessoas de determinada idade, paisagens com determinado detalhes, etc), e pagando tem o direito autoral daquela foto para uso.

Esse método possui algumas vantagens e desvantagens, confira a seguir.

Vantagens:

  • Há muitas opções de escolha já prontas;
  • Você economiza tempo já que a partir do momento que escolhe e paga a foto pode utiliza – lá;
  • O valor costuma ser mais baixo comparado a produção de uma foto, afinal não há custo de locação, estúdio e afins;
  • Você já vê a qualidade da imagem, o tamanho, o tratamento gráfico na hora, sem precisar esperar.

Desvantagens:

  • Pode não representar fielmente sua empresa, seu produto, ou serviço, afinal é uma imagem previamente feita;
  • Não há exclusividade, se outra pessoa quiser comprar e utilizar a foto em seu site por exemplo, ela também pode.

Como podemos ver ambas opções são válidas na hora que você pensar em uma fotografia, a escolha vai depender do seu orçamento, do seu tempo disponível, do que se trata o seu negócio, e qual imagem você deseja passar ao seu público.