Fotografia como Meio de Expressão

Para começar o nosso artigo de hoje vamos utilizar uma frase que pode parecer clichê, mas que representa bem o tema.

“Uma imagem vale mais que mil palavras’’.


Frase antiga mas que faz todo sentido, né? A fotografia não deixa de ser uma forma de expressão, nem de linguagem, por isso muitas vezes ela se basta para passar mensagens ao público, ou até mesmo evocar sentimentos.


A fotografia pode ter o intuito de vender produtos, principalmente as fotografias de forma publicitária dessa forma é preciso que a imagem expresse tudo (ou boa parte) do que aquele produto oferece, afinal, a fotografia vai ser o meio que vai atrair o cliente até o produto. Nesse caso é necessária uma fotografia de alta qualidade, onde detalhes sejam exaltados, como cores e outras coisas, tudo isso afim de expressar a beleza e / ou a qualidade daquele produto para o cliente. Nesses casos a fotografia é um meio e tanto de expressão, pois o seu produto pode ser muito bom, mas se não passar isso para a foto dificilmente vai atrair o cliente. O contrário também acontece nesse meio, é verdade, muitas fotos são elaboradas e os produtos não vão de acordo com a foto, nesse caso o cliente se frustra sentindo – se “enganado’’ pela expressão que a foto passou.

Por isso as imagens para vender produtos precisam ter qualidade
mas ao mesmo tempo serem fiéis ao original.

A expressão da fotografia também pode se dar por produzir um conhecimento, nesse caso temos as imagens históricas onde são retratados diversos eventos, documentos, ou até mesmo o cotidiano. Vendo essas imagens conseguimos ter a expressão de lutas, dores, felicidade, entre outros sentimentos que as imagens podem despertar, podemos ainda viajar pela história com documentos e informações relevantes. Sabemos que a história é passada de geração em geração e uma técnica que desde sempre ajudou muito para isso é a fotografia.

Atualmente vivemos em uma era digital, onde há uma enorme facilidade em tirar milhares de fotos por minuto, e sempre queremos expressar algo, ou para recordarmos mais tarde ou para postarmos nas redes sociais. Há diversas reflexões acerca da expressão das imagens nas redes sociais atualmente.

Falando em reflexões a fotografia também é um meio de expressão que proporciona isso através das imagens. Fotografias também podem gerar diversas reflexões acerca de assuntos, situações, sonhos, planos, etc. As imagens têm um forte poder sobre o nosso psicológico, conseguindo acessar áreas cerebrais que muitas vezes a linguagem oral não chega.

Muitas vezes para expressarmos algo através da fotografia é necessária criatividade, além disso, técnicas, efeitos, ângulos, iluminação, foco, entre outras coisas podem auxiliar para que a fotografia expresse o que pretende.

Vivemos na era chamada “fast food informacional’’ onde milhares de informações atreladas na maioria das vezes a imagens acontecem a cada minuto. Isso tem o lado bom, que só prova o quanto somos atraídos por imagens, a fotografia pode te fazer continuar em uma página ou sair dela na hora. Mas também com tantas informações por minuto é preciso se destacar, ter fotografias que expressem a mensagem desejada e que marquem de alguma forma. A regra vale sobretudo para o marketing digital, ou qualquer campanha publicitária que faça uso de fotografias.

Tudo isso porque ao contrário de um filme onde demoramos horas para ver inteiro, uma música que demoramos alguns minutos, a fotografia é lida em segundos por espectador e pode marcar sua vida pra sempre. Aqui temos outro claro exemplo da tecnologia, atualmente as pessoas gostam do rápido, e a fotografia vem com essa proposta, de expressar algo em poucos segundos.

A verdade é que as fotografias falam. Expressam. Emitem mensagens. E seja qual for seu intuito, ela será benéfica se utilizada de maneira correta.

Após ler esse artigo, será que as fotografias da sua empresa estão se expressando de forma correta?

Esse é um ponto muito importante para quem trabalha com imagens, principalmente dentro da web, que a fotografia é a “vitrine’’. É necessário muito cuidado na hora de produzir ou comprar fotos, elas precisam expressar uma mensagem para o cliente através dos olhos.