Importância da fotografia para o marketing

Tem um velho ditado que diz “uma imagem vale mais que mil palavras” e no caso do marketing essa frase cai muito bem. Isso porque as imagens usadas para fazer, seja qual for a propaganda, é muito importante, entenda o porquê.


Impacto imediato: Uma bela fotografia prende logo a nossa atenção não é mesmo? E é justamente por prendar a atenção do cliente que a fotografia torna – se muito importante para o marketing. Afinal, estamos no tempo do imediatismo, onde muitas pessoas quase não têm tempo de ler aqueles textos longos, por isso a imagem se tornou eficaz para chamar atenção do público;


A imagem passa a mensagem da sua empresa: A imagem vai representar para o seu público alvo tudo que a sua empresa é. Isso mesmo, o consumidor pode começar avaliar seus serviços a partir das imagens publicadas nas suas ações de marketing. Com uma boa fotografia ele logo vai pensar que a empresa investe em qualidade, e isso está refletido nas imagens da propaganda. Agora, o contrário também vai ser verdade, uma foto mal produzida pode fazer com o que cliente queira passar longe da sua empresa, generalizando a qualidade da foto com todos os serviços prestados;


A qualidade da imagem pode ser uma diferenciação: É muito importante que as imagens utilizadas pela empresa seja imagens profissionais, isso porque as fotografias profissionais se preocuparam com detalhes como: o lugar ideal e a iluminação, aspectos que fazem toda a diferença no resultado final da fotografia, por isso o site e as redes sociais precisam ser atualizados com fotos profissionais, que contenham uma boa resolução de imagem, e se preocupe com os detalhes já citados de iluminação e enquadramento;


Sensibilizar é necessário: É essencial que o público alvo seja sensibilizado só assim eles vão se transformar efetivamente em clientes, mas isso requer um trabalho habilidoso. Esse trabalho envolve usar todos os recursos visuais possíveis para que as pessoas notem, e desejem os produtos e / ou os serviços que a empresa oferece.

Vemos um exemplo simples em uma das redes sociais mais bombadas do momento, o Instagram. O Instagram possui diversas páginas e pessoas com milhares de seguidores, se pararmos para ver as fotos tem cores vibrantes, boa iluminação, ótima resolução, ou seja, as fotos são tão atrativas que fazem você querer continuar seguindo a pessoa para ver mais. O mesmo acontece em perfis que as fotos são amadoras, com resolução baixa, ou tiradas sem se preocupar com o enquadramento ou a iluminação, perfis assim costumam ter poucos seguidores, isso porque as pessoas não vão ter interesse em ver fotos sem qualidade.

Esse mesmo exemplo serve para as empresas, quando mais pessoas você atrair seja nas redes sociais, ou pessoalmente é uma forma de lucro para a empresa;


Site atrativo: Sabemos a importância que um site tem atualmente para o marketing de uma empresa, e o site precisa estar bem construído a todos os níveis. Quando pensamos na fotografia não é diferente, é muito importante que as fotografias utilizadas no site sejam de extrema qualidade para que a empresa alcance o número de visitantes esperados e com isso aumente seus potenciais clientes. Imagens com boa resolução e qualidade, textos bem estruturados, e vídeos curtos, objetivos e com qualidade em imagem são pontos chaves para que seu site tenha visitas e que essas visitas permaneçam no site por mais tempo para conhecer melhor seus serviços e produtos.

E se o seu site for de venda direto a imagem tem um poder maior ainda, isso porque o único contato que o cliente vai ter com o produto antes da compra é a foto, portanto capriche;


Imagens e psicologia: Os profissionais de marketing já estão cansados de saber que os fatores psicológicos são importantes na hora do cliente realizar uma compra.

A fotografia com suas cores, edições, efeitos e qualidade podem atrair e fidelizar os clientes, fazendo com que os mesmos criem desejo por aquele produto, desejo esse que foi impulsionado pela fotografia. Fotografias amadoras podem não funcionar com eficácia nos fatores psicológicos.


E você já parou para pensar como andam as fotografias da sua empresa?
Se os lucros não estão saindo como o esperado que tal rever e usar nossas dicas?

(caso necessite de um orçamento fale conosco).