Linguagem Fotográfica

A fotografia também é uma forma de linguagem, quando nos deparamos com uma foto interpretamos ela de diferentes formas, essa interpretação é consequência da leitura da imagem que cada um faz, e tem muita relação de como a imagem é produzida.

Há fotografias que fazemos como registro, para posteriormente vermos aquela imagem e lembrarmos do momento, essas imagens geralmente vem com muitos sentimentos envolvidos, nesses casos não nos importamos muito com a técnica fotográfica, o valor está muito mais no momento.

Outras vezes o conteúdo que a imagem carrega é mais importante do porque ela foi criada, isso acontece muito atualmente, onde com a era digital podemos fotografar sem restrições, isso fez com que a fotografia ficasse acessível e popular, diversas imagens são criadas pelo mundo o tempo todo, e algumas delas podem ser representadas muito mais pelo motivo ou pelo momento do que pela imagem em si.

Além disso há algumas imagens que possuem uma capacidade narrativa gigantesca, nesse caso a imagem fala por si só, não precisando de textos ou complementos, há muita criatividade do fotografo por trás dessas imagens que se completam por si só, e são usadas em diversas campanhas publicitárias, interagindo muito bem com o público, que curte esse tipo de linguagem dentro da fotografia.

A fotografia entrou como um aspecto de sensibilidade, sendo um instrumento onde é possível termos um recorte da realidade através da lente de uma câmera, nesse caso temos as fotos do cotidiano, onde são retratados momentos comuns de pessoas andando na rua antes do trabalho, ou momentos de afeto entre famílias, momentos de carinho entre namorados, ou aquela briga inocente entre crianças. Imagens chamadas do “dia – a – dia’’ tendem a ter essa função.

A linguagem da fotografia é única, através dessa linguagem é selecionado o que vai ser visível dentro da fotografia. Ainda há aquelas imagens passíveis de interpretação.

Onde o fotografo captura uma cena cotidiana (ou não) e cada pessoa vê aquela imagem com alguma interpretação diferente, além disso os efeitos disponibilizados na foto também vão influenciar na nossa interpretação. Geralmente uma foto preta e branca remete a coisas mais tristes ou sombrias, enquanto uma imagem em colorido passa uma sensação mais alegre há quem está vendo a foto.

Além disso temos que levar em consideração que cada área da fotografia possui sua imagem própria, por exemplo, fotografias que tiramos no nosso dia-a-dia possui uma linguagem que nós atribuímos. Você pode tirar foto de uma árvore, por exemplo, para muitos aquilo vai ser só uma árvore mas você vai se lembrar que tirou a fotografia porque aquela árvore cresceu muito nos últimos meses, ou porque a árvore era um ponto de referência para alguém, a linguagem que essa imagem vai transmitir é muito única.

Há também a linguagem da fotografia mais profissional, utilizada de forma documental e de forma publicitária. Na fotografia documental a linguagem da foto vai se dar por meio do documento, por isso há uma preocupação nas técnicas, nesse caso a imagem já vem com uma narrativa pronta.

Já na publicitária a linguagem entra em diferentes vertentes, onde sempre pode haver diversas intepretações para uma foto, principalmente porque na fotografia publicitária a foto vem atrelada a propagandas e etc, ou seja, já tem um viés publicitário para que a foto seja interpretada da forma que a empresa deseja. Mas nem sempre isso dá certo, por isso sempre vemos alguns comerciais, ou publicidades no geral tendo uma conotação ruim, pois nem todos interpretaram da maneira correta a mensagem que a empresa desejava passar.

Além disso a linguagem de fotografia também se dá pelas técnicas utilizadas pelos fotógrafos de luz, foco, ângulo entre outras coisas. Tudo isso pode influenciar a mensagem final da fotografia.

A verdade é que uma foto sempre passa uma mensagem, não importa qual é a finalidade. Além de claro, sempre evocar sentimentos, alguns pessoais outros sentimentos mais universais (como em fotografias de guerra, por exemplo).


E atualmente, qual é a linguagem que as suas fotografias estão passando para os seus clientes?


(caso necessite de um orçamento fale conosco).